Em parceria com Mário Santiago e Nenel Neto, do blog Baixa Gastronomia, o Instituto Amado apresenta o curso Travessia Gastronômica, uma proposta de redescoberta da culinária mineira, que hoje alcança destaque internacional.

 

Neste curso, através de uma caminhada pela cidade de Belo Horizonte, será explorada a história da gastronomia mineira, convidando o participante a conhecer estabelecimentos clássicos, mas muitas vezes nem tão conhecidos, e provar dessas comidas típicas.

 

Começamos às 9:00 da manhã com um café da manhã especial e falando um pouco sobre comida afetiva no Ateliê Santiago, que fica na Rua Santa Rita Durão, 1215, apartamento 302, e depois, por voltar das 10:00, partimos para conhecer mais 7 lugares especializados na gastronomia de Minas Gerais, do mais simples ao mais sofisticado. Em poucas palavras, será muita comida boa o dia inteiro.

 

Durante o trajeto, serão discutidas diversas temáticas, tendo sempre como ponto de partida a história da gastronomia mineira, e sua relação com a cidade de Belo Horizonte. A cada parada, além de provar pratos especiais, os donos do estabelecimento estarão presentes para contar um pouco dos seus caminhos.

 

*A alimentação em todos os lugares está inclusa no valor da inscrição. Contudo, bebidas ou outros consumos são pagos pelo participantes.

 

.

Café Palhares

 

Fundado em 1938, a história do Café Palhares se confunde com a da própria BH. Reduto de boêmios nos anos 40, 50 e 60, pois funcionava 24 horas, o estabelecimento tem histórias curiosas que refletem uma BH ainda jovem e inocente.

 

.

Mercado Central

 

Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e muita personalidade ao mercado mais querido de Belo Horizonte.  Há mais de oito décadas, o Mercado Central é ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade.

PROFESSORES

Engenheiro de formação, empreendedor de alma e apaixonado por gastronomia, Mário Santiago foi um dos fundadores d’A Pão de Queijaria, e é coordenador do curso Food Experience da Perestroika BH.

Jornalista especializado em gastronomia, e criador do blog Baixa Gastronomia (2009), Nenel deriva por essa cidade sempre em busca de pratos honestos, sinceros, e feitos com carinho. Ele também será um dos responsáveis nessa caminhada pelos sabores mais intensos dessa BH.

AGENDA

AGOSTO

Travessia é um curso de R$120

GRAÇAS AO APOIO DAS STARTUPS AMADAS CABIFY, HOTMART, MAXMILHAS E SYMPLA.